top of page

Os mistérios e a infinita capacidade da nossa memória - Globo Repórter

Nesta sexta (2), o Globo Repórter mostrou os novos caminhos para fortalecer o cérebro e fugir do esquecimento. Veja o que a ciência recomenda hoje!


Verdadeiro ou Falso? Veja o que é mito ou verdade quando o assunto é memória.


Atenção e emoção são os maiores reforços para a nossa memória.

Verdadeiro ✅

A porta de entrada da memória é a atenção, algo muito difícil de manter no bombardeio de informações do mundo atual. Especialistas explicam que, além da atenção, o que vai fixar a informação no cérebro é a emoção. As duas juntas são os maiores reforços para a nossa memória.


Existem comidas específicas que ajudam na memória.

Verdadeiro ✅

A Dieta Mind foi criada a partir de uma pesquisa feita em um centro de Alzheimer de Chicago, nos Estados Unidos. Segundo esta dieta, há dez tipos de alimentos saudáveis principais que devem ser consumidos. Quase mil pessoas com mais de 50 anos foram acompanhadas durante cinco anos nesta pesquisa. Quem adotou a dieta teve menos perda de memória. A Mind funciona como prevenção ao longo da vida.


A alface é o alimento principal da Dieta Mind, a dieta da memória.

Falso ❌

Rainha de todas as dietas, a alface não é indicada para a Mind. Nesta dieta se indica o consumo de verduras com folhas mais escuras, como couve, espinafre e agrião.


Atividade física não faz diferença quando o assunto é memória.

Falso ❌

Uma pesquisa da Unicamp investigou a memória de 40 idosos e o que os especialistas revelaram é: a atividade física melhora a qualidade de vida, inclusive na questão da memória. O grupo que fez exercícios regulares três vezes por semana apresentou um aumento de volume no hipocampo e um melhor desempenho em testes de memória depois de seis meses. Já o grupo que não treinou apresentou declínio ainda maior na memória.


Métodos de memorização de estudo valem para todas as pessoas.

Falso ❌

O Globo Repórter mostrou a história do Gabriel, que inventou um método colocando bilhetes na parede do quarto para se lembrar de tudo que tinha estudado. Mas atenção: cada aluno deve buscar o método que se adapta melhor. Alguns preferem música, escrita, leitura. Tanto faz o seu. Se aprimore e saiba o que funciona melhor para você.


Os jovens também sofrem com o esquecimento.

Verdadeiro ✅

Se engana quem acha que os problemas de memória só chegam quando a idade avança. Apesar da energia de sobra, os jovens enfrentam outros inimigos silenciosos da memória. Eles dizem que a pressão, a agitação e o estresse atrapalham muito, principalmente na escola, onde o cérebro é tão cobrado.

No caso dos jovens, a ansiedade é a maior inimiga. E a meditação é o antídoto para evitar lapsos e esquecimentos.


Hormônio liberado durante o exercício pode ajudar a evitar a perda de memória.

Verdadeiro ✅

Um estudo da UFRJ publicado na revista 'Nature Medicine' revelou este ano que o hormônio chamado irisina é liberado durante os exercícios e tem a capacidade de recuperar a memória em animais com Alzheimer. A próxima etapa é tentar comprovar se a irisina vai ter um efeito benéfico na memória em humanos.


Histórias carregadas de emoção são as mais resistentes na cabeça das pessoas.

Verdadeiro ✅

Quem estuda o cérebro afirma que as memórias dolorosas chegam sempre mais cheias de detalhes e também são mais difíceis de esquecer. Inclusive para os mais velhos. Coisas que têm relevância emocional, por exemplo, são mais facilmente armazenadas do que quando você quer estudar para uma prova cujo tema não está muito interessado ou não te causa muito impacto emocional.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Av. Com Videlmo Munhoz, 130 Sala3
Anhangabaú Jundiaí SP Brasil
13208-050
 +55 11 99173 8631
whatsapp-1.png
bottom of page